quarta-feira, 4 de março de 2009

Necrologia


Hoje é um dia triste...
Faleceu esta senhora aos 80 anos de idade...
Os seus admiradores, utilizadores, vendedores e compradores, desejam prestar a última homenagem, àquela que registou tantas imagens que fazem parte da História da Humanidade e que serviu de base à construção de carreiras de tantos fotógrafos ilustres, tendo até participado numa (pelo menos) canção de Tom Jobim, de seu nome "desafinado", "fotografei você na minha Rolleiflex, revelou-se a sua enorme ingratidão..."
Saiu a notícia da insolvencia da Rollei. O falecimento da maioria das máquinas SLR de 35mm foi gradual e silencioso, o que é normal pois as marcas começaram a lançar produtos SLR digitais e a barulheira que provocava cada lançamento destes novos modelos digitais, abafava o tímido som provocado pelo falecimento dos produtos analógicos, que foram desaparecendo dos escaparates de modo silencioso, restando neste momento a Leica, a Voigtlander e a Zeiss com alguns modelos rangefinder.
Já com o médio formato a coisa é um pouco diferente, pois algumas marcas fabricavam apenas modelos MF, tendo o seu desaparecimento provocado mais algum barulho.
Bronica, Contax, Rolleiflex, marcas que desapareceram, a Pentax parou a produção de máquinas analógicas, a Fuji, idem e, neste momento, restam apenas 2 modelos nos catálogos da Mamiya (7II e RZ67), um no catálogo da Voigtlander (Bessa III, um modelo que, curiosamente, foi lançado este ano) e um no catálogo da Hasselblad (a 503).
Parece, portanto que estamos a viver os últimos dias do médio formato analógico.
Os problemas começarão a surgir dentro de 10 anos, quando começarem a faltar peças de substituição para estas máquinas todas.
Será que, digamos, daqui a uns 20 anos os fotógrafos que têm maquinas de MF andarão a reciclar peças de várias cameras, tal como fazem os cubanos com os Buick, Dodge e Chevrolet dos anos 50?
A Rollei morreu...viva a Rollei!

5 comentários:

  1. Eu tenho algumas senhoras dessas ! São uma maravilha e uma reliquia, além de um grande prazer e orgulho ter umas "damas" dessas !
    Que possam ressuscitar tal como Jesus Cristo sem querer ser sacrílego !

    ResponderEliminar
  2. Hoje abri a minha última caixa de Polaroid 55 para fotografar o maestro e compositor Jorge Salgueiro. Fiz-lhe apenas 2 chapas com este filme. Restam-me 18. Quando acabarem, não há mais... O requiem da Polaroid é mais um a juntar a tantos outros.

    Boa ideia a do blogue Nanã. Os teus textos merecem mais visibilidade do que a minha caixa de correio ou de outro qualquer dos teus amigos a quem escrevas de vez em quando.

    ResponderEliminar
  3. Manuel !! Quem disse que não há mais ??? eheheheh

    ResponderEliminar
  4. Finalmente o Blog !!! Eu bem te disse que era uma qustão de tempo ...
    Pena a Rollei não dar o salto, mas sempre há quem consiga ter uma dessas beldades a funcionar ...
    Rollei pra Sempre!!!

    ResponderEliminar
  5. @Manuel

    Ainda há entidades a vender a 55. Tá é mais cára, naturalmente. O dobro até.

    http://www.polapremium.com/shop/film/4x5inch/fi_4x5_1_0109_55film

    é pena...

    ResponderEliminar