domingo, 8 de março de 2009

O Circo Lusitânia

Este país começa a parecer-se perigosamente com um circo. Resolvi criar um jogo, dedicado ao nosso país, o jogo do Circo Lusitânia...joguemos, pois...

Regras do jogo:

1 - Você pode escolher ou eleger os intervenientes neste espectáculo, o Circo, o "Maior Espectáculo do Mundo"!!!!!

2 - O sucesso deste espectáculo depende inteiramente de si, é você que escolhe os "artistas".


O Compère

A encabeçar o elenco temos o Compère, alguém que anuncia o desfile, com um discurso proferido numa entoação que soa sempre um pouco teatral e que nos faz pensar que o espectáculo é muito melhor do que, na realidade, é!
É uma arte que não é para todos, conseguir convencer o público de que a performance dos "artistas" vale ouro, quando por vezes se trata apenas de alumínio ou volfrâmio! Há um homenzinho neste momento a "actuar" em Portugal que encaixa perfeitamente na figura do Compère! Não vou referir nomes, porque deste modo cada um pode "construir" este circo à sua maneira, distribuir tarefas, dar emprego aos amigos, conhecidos, etc. É mais "democrático"! ;-)


O Domador

Ora bem, depois do Compère, temos o Domador! O Domador é o mais destemido interveniente neste espectáculo. Eu já elegi a pessoa indicada para o lugar de Domador. É ele que domina as Feras, ninguém se mete com ele, pois se não tem medo das Feras, não tem medo de ninguém, além disso, raramente se engana, logo, convém respeitá-lo.


Os Ilusionistas

Seguem-se os Ilusionistas: mesmo que tentemos perceber como eles nos enganam, estão sempre muito à nossa frente. Os truques vão desfilando debaixo do nosso nariz e, por mais atenção que tenhamos, raramente conseguimos descobrir como o fizeram.
Quando, um dia, percebemos uma das maroscas, já é tarde, pois há muito que a abandonaram e têm agora, na manga, uma data de truques novos!
Vote no seu Ilusionista preferido.


As Feras

As Feras dependem directamente do Domador, pois são muito perigosas. Apenas o Domador as controla, embora algumas mais traiçoeiras possam, por vezes, assustar, ferir, ou mesmo matar o Domador. Se estiverem à solta, estas Feras aterrorizam a população...
Agora você pode eleger as suas Feras mas, tenha cuidado, lembre-se de que algumas delas podem ser traiçoeiras, estão apenas à espera que você as escolha para o espectáculo e, quando menos espera, revelam-se incontroláveis, mesmo para o Domador...


Os Tratadores dos animais

Estes devem ser escolhidos cirurgicamente. São eles que mantêm as Feras bem alimentadas e limpas, o que é imprescindível pois, quando as Feras estão esfomeadas, o perigo espreita. As Feras podem comer os outros animais e, em última instância, comer-se umas às outras!
São também eles que alimentam os animais mais pacíficos que, embora não comam ninguém, podem fazer muito barulho quando estão esfomeados. Ninguém consegue trabalhar num circo se todos os animais estiverem a berrar, grunhir, balir, ladrar, rugir, etc.
Escolha, portanto, com cuidado, os Tratadores!


Os Contorcionistas

Aqui está uma classe fácil de arrumar em qualquer lado. São os que conseguem adaptar-se facilmente a qualquer situação ou posição, por mais desconfortável que seja. Portugal é fértil em artistas desta classe. Escolha à vontade, tem muitos e bons, para escolher...


Os Trapezistas

Os Trapezistas são ousados e destemidos. Voam por cima de todos, com muita velocidade, muitas piruetas e até saltos mortais. Normalmente, nem olham para baixo, pois não se podem distrair com o que se passa cá por baixo. Concentram-se apenas nos seus voos, quase sempre muito perigosos. Actuam sempre em conjunto, há vários grupos de Trapezistas.
O Circo depende deles, não há Circos sem Trapezistas.
O Circo Lusitânia, porém, é um Circo perigoso, pois tem uma rede de segurança que já não é muito segura. Há muito tempo que os trapezistas pedem uma Nova Rede, pois, de vez em quando, há um que cai...


Os Equilibristas da Corda Bamba

Os Equilibristas da Corda Bamba são os "resistentes" do Circo. Por muito que a coisa vacile, estes artistas, conseguem manter-se no "posto"! Por vezes escorregam e até ameaçam que vão cair mas, no último momento, quando ninguém espera, conseguem agarrar-se, nem que seja só com uma mão, voltando rapidamente à posição inicial. Normalmente, arrancam grandes salvas de palmas à audiência.


Os Malabaristas

Estes artistas conseguem trocar de mão várias coisas, sem que vejamos como o fazem. É muito difícil fazer tantas trocas sem deixar cair algumas coisas no chão. Estes artistas fazem-no com uma destreza incrível. Por vezes, iniciam o intercambio entre dois artistas, durante alguns minutos, para depois se lhes juntarem outros que trazem consigo mais apetrechos para “trocar”. É muito interessante ver como conseguem manusear tantos apetrechos e tantas operações de “câmbio”. Olhamos, vemos, podemos perceber que há Trocas & Baldrocas mas, não conseguimos descortinar exactamente como partem dumas mãos e chegam a outras. Requer muita habilidade e velocidade de manuseamento.


Os Equilibristas

Normalmente, estes artistas actuam aos pares. Há os que se equilibram e há as bases, os que aguentam o peso dos que estão por cima.
Os de cima ficam sempre melhor na "fotografia", são mais esbeltos e fazem mais figura. As bases são mais atarracadas e suportam sempre o espectáculo que mora em cima.
Durante o show, quem brilha é o equilibrista do primeiro andar mas, na hora dos aplausos, este agradece e, desenhando uma elegante faena, aponta para o do rés-do-chão, tentando convencer o público de que as bases são primordiais para o espectáculo. É bonito de se ver...



Os Palhaços

Estes são os mais engraçados de todo o elenco! Não há Circo sem palhaços. Bem...pensando bem, até há, na China! Os Circos chineses não têm palhaços. Acho que já perderam a vontade de rir há muito tempo...é um Circo em que ninguém tem vontade de rir.

Nós, por cá, temos imensos palhaços. Há palhaços Ricos e palhaços Pobres. Nenhum Circo que se preze tem palhaços Remediados. Um Circo a sério, só deve ter Palhaços Ricos e palhaços Pobres. A grande diferença entre uns e outros é que os palhaços Ricos não têm graça nenhuma, enquanto que os palhaços pobres fazem rir toda a gente, incluindo o público e todo o elenco do Circo.
É uma classe à parte.
Trapezistas, Malabaristas, Domadores, Equilibristas, etc., apresentam espectáculos mais ou menos arriscados, ostentam um guarda-roupa rico em lantejoulas e mantêm a audiência em suspense, enquanto os palhaços pobres se vestem com trapos remendados, têm o narizinho vermelho e fazem rir toda a gente.

Chegou a hora de escolher o seu palhaço! Vote em mim, que eu voto em si...




E...por último...


O Público

O Circo Lusitânia já foi um Circo de nível mundial. Actualmente, apenas se apresenta na Europa, onde tem dado espectáculos monumentais.
O Circo Lusitânia tem um camarote presidencial, onde, normalmente, se senta o Chefe deste público europeu, para daí poder apreciar bem todo o espectáculo.
O Chefe, regularmente, dá indicações ao Compère e ao Domador, afim de se irem juntando, modificando, substituindo ou afinando, alguns números do Circo, melhorando, deste modo, o espectáculo...



E viva a Palhaçada!!!!



Um abraço deste vosso amigo e palhaço,



Nanã Sousa Dias

7 comentários:

  1. Claro que voto em ti!
    No entretanto, se ainda for a tempo...inscreve-me lá também, como palhaço! (pobre)
    E...já agora, retribui, votando em mim!
    Um abraço do palhaço, amigo

    ResponderEliminar
  2. Anotado, aprovado, recenseado, adjudicado e deferido.

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao Sr. Soares dos Santos, não sei quem é. Que me desculpem a minha ignorância!

    O Sr. Medina Carreira, cá para mim também não vai lá grande coisa como mosqueteiro, se calhar como mosquiteiro ... é que esse sr. já teve a sua oportunidade. A brincar, a brincar já foi Sec. Estado do Orçamento e Min. da Finanças...

    Quanto ao António Barreto, sim Sr. dá para ser mosqueteiro, quanto mais não seja até gosta de fotografias ....

    ResponderEliminar
  4. alô Nana...sou de Angola e tive o prazer e privilégio de ver tuas belas fotos por indicação de um grande amigo meu, ou nosso amigo comum, Marito Garnacho. Como amante da fotografia não pude deixar de apreciar e aproveitar para dar os meus parabéns pelas belas fotos que tens na photo.net.
    Se tiveres tempo e paciência será um prazer uma visita tua no www.flickr.com/photos/jrocha.

    um abraço
    JRocha

    ResponderEliminar
  5. O meu voto já!
    Vai ver o efeito que as tuas palavras tiveram em mim.
    http://www.fotolog.com/veramonica13

    Bravissímo Náná!

    ResponderEliminar
  6. Neste momento, depois de ter lido este texto, sinto-me outra pessoa, completamente diferente. Antes de o ler sentía-me confusa pois tinha dificuldade em arrumar por palavras toda esta parafernália de figuras públicas e afins, neste rectângulo com vista para o mar e que me afligem a toda a hora e momento. Agora sinto um grande alívio pois alguém verbalizou por mim tudo aquilo que me fazia sentir revoltada e bloqueara o raciocínio. Obrigado Nana. Como eu compreendo essa análise tão detalhada, e tão bem catalogada.

    ResponderEliminar
  7. Excepcional. Grande circo!
    O que mais me intriga e perturba é pensar como é que poderemos sair deste lamaçal... É que até palhaço tem dificuldade em pisar este chão.
    Um abraço,
    FF

    ResponderEliminar