quarta-feira, 12 de maio de 2010

A carga já está nos contentores...

Ontem, a caminho do Alentejo enveredei, como de costume, pela ponte Vasco da Gama, pois gosto imenso da vista e, como esta ponte é muito mais extensa que a 25 de Abril, isso permite-me apreciar durante mais tempo o Tejo.
De repente deparou-se-me uma visão terrível…
A Torre Vasco da Gama tem um tumor maligno a crescer-lhe no umbigo!!!!
Não sei qual a cabecinha que bolou tal enormidade nem as cabecinhas que deram permissão para que tal malignidade avançasse, provavelmente, é até melhor que não venha a saber quem foram os irresponsáveis que permitiram tal crime de lesa-majestade.
A Torre Vasco da Gama, juntamente com o Pavilhão multi-usos e o Oceanário eram, até ontem, as minhas construções preferidas no Parque das Nações. Agora, vou ter de passar este trio a duo, obviamente.
A Torre Vasco da Gama que, elegantemente, evocava uma caravela, parece agora evocar um porta-contentores.
Não me parece que o Vasco da Gama gostasse de ver o seu nome ligado a este tipo de embarcação, tão pouco gloriosa, assim, acho que a Torre deveria ser rebaptizada com o nome Torre Jorge Coelho, esse sim, um apaixonado pelos contentores.
Quando vejo estas coisas vem-me sempre à cabeça o refrão da canção do Jorge Palma…

“Ai Portugal, Portugal…”

4 comentários:

  1. Mostra para nós aqui de cima!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. João, não tenho nenhuma fotografia da coisa, pois ia a conduzir quando vi aquilo. Mas, para teres uma ideia, a torre tinha na parte da frente, uma espécie de "avançado" com a forma de um casco de caravela, com 2 andares, salvo erro. Pois bem, o que se passa, é que esses 2 andares cresceram por ali acima, até chegarem ao topo da torre. Parece um monumento em homenagem ao Homem-elefante...

    ResponderEliminar
  3. O melhor de tudo é que a obra parou já há algum tempo, pelo que nem haverá expectativas próximas de melhorias no seu aspecto...

    Vai assim continuar ali aquele mamarracho inacabado em betão indefinidamente, para variar.

    ResponderEliminar
  4. Tomei agora conhecimento do seu blogue e apreciei bastante, graçaa ao Nuno Nazareth Fernandes que mo deu a conhecer.
    Gostava que apreciasse o meu, com o endereço
    jvacondeus.blogspot,com

    CVumprimenta

    J.V.

    ResponderEliminar