sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Ai Portugal, Portugal...

Há 2 dias, em Lisboa, perto do hotel Altis da Castilho, entrei num café normalíssimo. Ao balcão estavam 4 pessoas, uma delas perfeitamente normal, um casal que parecia normal e um outro que chumbou logo no "teste", pois estava a falar ao telemóvel e a comer ao mesmo tempo. O imbecil além de estar a falar com a boca cheia, em vez de parar de comer, continuou a enfiar coisas dentro da bocarra e, pior do que tudo, comia de boca aberta, mesmo quando não estava a falar. Como se tudo isto não fosse já um quadro de miséria, utilizava a língua para revolver tudo o que tinha dentro daquela coisa que mais parecia uma betoneira, pois a língua rodava para revolver a "massa". Enfim, espectáculo deprimente. O casalinho que, como disse, parecia normal, de repente, passou à acção. Nada fazia prever o que se ia seguir, pois ele tinha um ar perfeitamente normal e ela até tinha um certo ar de "tia", cheia de pulseiras, madeixas, etc...foi então que ele espetou o mindinho, como quem desembaínha o sabre antes da contenda e zás, começou a palitar os dentes!!!!! Não parecia nada preocupado por estar ali mais gente, a coisa, via-se bem, era perfeitamente normal, para ele. Ela, enquanto ele brandia o sabre, escarafunchando com vigor e sapiência, utilizava a técnica do palito hidráulico, fazendo a língua libertar a dentuça de restos de comida, fazendo lembrar, de modo constrangedor, as vacas, encostadas às cercas, a ruminar e a observar os humanos que observam.
Foi então que uma empregada veio ter comigo e disse:

ela: - pois não?
eu: - boa tarde, queria uma imperial, um croquete e mostarda, se faz favor...
ela: - oi?
eu: - uma imperial, um croquete e mostarda, se faz favor...
ela: - uma imperiau e um croquetechi eu intindji maiss essa outra coisa que o siô falou, eu num intindji, não....sabi, eu ainda sinto dificuldadji em intendê o sotaqui portuguêis!
eu: - desculpe, a senhora é que tem sotaque, eu sou português, não tenho nenhum sotaque e, apesar do seu sotaque, eu entendo bem o que a senhora diz mas, vamos lá tentar....mossstarda...
ela: - Aaaahhhh...mossstarda, agora, intindi!!!

Foi uma visita que não correu muito bem...mas, enfim, a empregada, coitada, não tem culpa nenhuma , agora, os outros 3, portugas, esses não têm desculpa nenhuma...

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

MUCHACHOS MUY MODERNOS, COOL, BLASÉ ou DEMODÉ?



A três anos de entrar na idade do sexo, ou seja, de me tornar sexagenário, constacto que me sinto cada vez mais “fora do baralho”, tal como o Rei de Copas.
Continuo a utilizar, no meu discurso, demasiadas palavras portuguesas e, pior ainda, constacto que, dentro dos poucos estrangeirismos que utilizo, alguns são franceses e até espanhois, o que faz com que, na presença de alguns muchachos muy modernos, a bola bata na trave e regresse ao ponto de partida, completamente intocada.
Demodé, é o meu estado actual, é o que é e é bem certo, como se diz na minha terra, da zona saloia, Torres Vedras, pois então.
Preciso de me actualizar e preciso de fazê-lo rapidamente, tornar-me cool e esquecer termos como “hecho”, “blasé”, “va bene”, “oui”, “vollet”, na “mouche”, etc.
Sendo assim, vou tentar chegar o mais rapidamente possível ao público-alvo….perdão….ao target, esquecendo para sempre espanholadas, francesismos e italianices, substituindo-os por termos ingleses, como outsourcing, lounge, brainstorming, incoming, darkslide, filmholder, lightmeter, lodge, flat, cool, brother, meeting, pool, outlet, shot, vibe, man, etc…

See you, brother….